Pesquisador do GEHIM-USP publica artigo na Portuguese Studies Review (PSR)

Daniel Carvalho de Paula contribuiu com o texto intitulado “Não foi julgada digna da impressão”: trajetória do Diccionario das Antiguidades de Portugal entre a Censura Régia e a Academia das Ciências de Lisboa (1807-1823), que compôs o dossiê temático Edição e editores no Brasil e Portugal entre os séculos XVIII e XX, organizado por Pablo A. Iglesias Magalhães e Walmira Costa. A revista PSR é afiliada à Associação de Estudos Lusófonos (York University, Toronto) e editada pela Baywolf Press.

O estudo da trajetória do Diccionario das Antiguidades de Portugal entre estas duas instituições portuguesas de grande importância (Censura Régia e Academia das Ciências de Lisboa) revela uma rede de gentes de letras e seus expedientes de manuscritura e edição de obras. Permite mirar mais um ângulo da história da cultura escrita e história do livro no Portugal dos oitocentos.

Acesse a separata pelo link.

Referência bibliográfica: Edição e editores no Brasil e Portugal entre os séculos XVIII e XX, orgs. Pablo A. Iglesias Magalhães & Walmira Costa (Toronto and Peterborough: Baywolf Press / Éditions Baywolf, 2022), 9″ x 6″; ISBN 978-0-921437-61-1.

About danielcarvalhodepaula

Doutorando, Mestre, Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo, USP. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a comment