Homenagem póstuma ao historiador John H. Elliott

Faleceu no dia 10 de março de 2022, aos 91 anos, o influente historiador e hispanista britânico John H. Elliott. Apesar da idade avançada, ele continuava a participar ativamente da vida acadêmica, como demonstrou em sua recente participação no congresso IV Centenario de la muerte de Felipe III, em dezembro de 2021. A carreira de Elliott foi marcada pela intensa dedicação aos estudos sobre a Monarquia Hispânica na Época Moderna, estimulando e divulgando o conhecimento sobre esse tema no mundo anglófono.

As suas pesquisas contribuíram para o questionamento do mito da leyenda negra, ao passo que destacaram o papel hegemônico e conflituoso da Monarquia na configuração política e territorial da Europa e do mundo. Além disso, foi um grande crítico do modelo do Estado-nação, procurando desnaturalizar historicamente a ficção do nacionalismo fabricada por interesses partidários e presentistas. O hispanista abriu o caminho para a renovação historiográfica sobre a Espanha imperial, pavimentando novas possibilidades de pesquisa para toda uma geração subsequente que continuou e continua a seguir o seu legado.

Os seus livros foram marcados pela empolgante combinação de grande erudição com uma escrita objetiva e direta, capaz de mobilizar desde os leitores não especialistas até os mais versados no tema. Em homenagem ao autor, vamos postar indicações de algumas de suas obras, sobretudo aquelas que mais impactaram os integrantes do GEHIM-USP.

Créditos

Texto de Dra. Marcella Miranda

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a comment