Disciplina sobre Política, Corrupção e Redes Sociais nas Américas na Época Moderna

Durante a primeira semana de agosto deste ano de 2017, o professor José Manuel Santos- Pérez (Universidade de Salamanca) ministrará a disciplina “Política, Corrupção e Redes Sociais nas Américas Hispana e Portuguesa na Época Moderna em Perspectiva Comparada” na Cátedra Jaime Cortesão, no prédio do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP).

Objetivos:

Analisar os aspectos mais importantes, desde o ponto de vista historiográfico, dos sistemas políticos coloniais na Idade Moderna nas Américas Hispana e Portuguesa. Fazer uma comparação dos aspectos mais importantes dos sistemas políticos. Relacionar a prática política com a chamada “corrupção” e as redes sociais do período.

Justificativa:

Durante os séculos de dominação ibérica nas Américas, surgiram sistemas políticos que, como já foi comprovado pela historiografia, participaram de forma muito intensa nas decisões da política imperial. Uma característica fundamental desses sistemas foi a prática de desvios por parte dos agentes coloniais, que foi considerada no passado como “corrupção” de um modo anacrónico. Identificar o caráter sistémico dessa “corrupção” e relaciona-lo com os sistemas de redes sociais, é uma maneira de aprofundar a compreensão da realidade colonial.

Para mais informações sobre o curso:

Disciplina FLH5450

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s