Entrevista abril 6, 2016 ao site Homo Literatus

Os estudos shakespeareanos de Ricardo Cardoso

“Eu dormia a um quarteirão da casa do Shakespeare. Espairecia na margem do rio em que ele ia”
William Shakespeare
O bardo admirando os estudos sobre suas obras

Nesse ano de 2016 comemoramos 400 anos da morte de William Shakespeare, nascido em abril do ano de 1564 e que, no mesmo fatídico mês de abril do ano de 1616, há quem diga no mesmo dia do aniversário, morreu. Ator, dramaturgo e poeta, ele é tido como o maior escritor do idioma inglês e o dramaturgo mais influente do mundo. Shakespeare nasceu na cidade inglesa de Stratford-Upon-Avon, situada no condado de Warwickshire, ao sul de Birmingham.

Durante esses quatrocentos anos muito se falou, especulou e estudou sobre o bardo. E aqui no Brasil não é diferente, muitos estudiosos e especialistas brilham a cada novo dia e ganham destaque no mundo, inclusive na própria cidade de Stratford, polo turístico e de estudos sobre Shakespeare.

Para comemorar esses quatrocentos anos, entrevistamos um desses estudiosos: o historiador Ricardo Cardoso, também ator (há pouco tempo interpretou Romeu em uma adaptação de Romeu e Julieta que ele mesmo traduziu e dirigida por Ivan Feijó). A pesquisa dele é baseada no impacto da guerra Anglo-Espanhola (1585-1604), um dos eventos mais importantes na sociedade de Shakespeare, sobre as peças do poeta. Esta era uma visão até então não muito discutida, mas que ganhou relevância e a atenção de um dos maiores estudiosos do teatro elisabetano no Shakespeare Institute, o mais importante centro de estudos shakespeareanos, localizado na cidade onde o dramaturgo nasceu e cresceu.

Leia a entrevista completa aqui.

This entry was posted in Uncategorized and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a comment